O PROJECTO
A AEP – Associação Empresarial de Portugal é uma das Instituições que integram o Projecto ECICII, lançado em Junho de 2011, e que pretende criar uma Estrutura Empresarial Conjunta para Incrementar a Captação de Investimento na Euro região Galiza-Norte de Portugal.
Liderado pelo Conselho de Economia e Indústria da Xunta da Galiza, Instituto Galego de Promoção Económica (IGAPE), o projecto europeu ECICII tem como principal objectivo o de promover a internacionalização do tecido empresarial através da cooperação entre organismos e associações empresariais da Galiza e do Norte de Portugal.
Apoiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional no âmbito do segundo convite à apresentação de projectos apoiados pelo Programa de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal 2007-2013 POCTEP (
www.poctep.eu), o projecto ECICII pretende promover a intensificação e diversificação das relações entre empresas e associações empresariais com vista a explorar oportunidades de negócio conjuntas das empresas da Euro região Galíza-Norte de Portugal, assim como novos mercados e captação de investimentos.
O projecto ECICII desenvolve quatro acções principais: 1º - Vigilância e estudos de mercados, 2º - Capacitação para a internacionalização, 3º - Cooperação empresarial e institucional e 4º - Criação de uma estrutura conjunta de apoio à internacionalização baseada na cooperação (
www.ecicii.org).
No âmbito dessas ações foram elaborados estudos de mercado, foram organizados fóruns de apoio à Internacionalização e foi já criada uma rede de mentores. Para informação mais detalhada sobre esta actividade:
mentoring.ecicii.com
.
ler mais
CASO DE SUCESSO
A internacionalização é ainda uma questão pendente para a maioria das PME´S galegas, mas não no caso da Posada Marrón Glacé (www.posadamg.com) que nesta matéria sai aprovada com distinção.
Considerada como uma empresa gazela pelo seu rápido crescimento, com mais de meia centena de produtos em carteira, encetou em 2009 um acordo estratégico transfronteiriço com a empresa portuguesa Sortegel (
www.sortegel.com), especializada na transformação e comercialização de castanhas congeladas, para partilhar os seus canais de distribuição, não só na península ibérica, como também no velho Continente.
A iniciativa desta colaboração transfronteiriça partiu da empresa portuguesa que procurava parceiros que abrissem mercados novos de castanha processada para complementar com a “matéria prima”, ou seja, castanha congelada.
Com esta colaboração ambos os sócios procuram complementar a oferta de produtos "sofisticados" (marrón glacé ou castanha em xarope) com produtos de matéria prima (castanha congelada) e desta forma otimizar os canais de distribuição.
Esta colaboração mantem-se atualmente com a procura de novas plantacões ou distribuição de castanhas noutras partes do planeta por parte da Posada Marrón Glacé para Sortegel.
Para Posada os benefícios resultantes desta colaboração foram entre outros, a de conseguir um fornecimento, a bom preço, de matéria prima de castanha congelada. Para Sortegel permitiu a abertura de novos mercados internacionais para os seus produtos.
ler mais
REDE DE MENTORES
EXPERIÊNCIA DE MENTORING POR VIDEOCONFERÊNCIA
Entrevista a mentora da rede galega de empresários mentores e empresa mentorizada

ECICII: Trata-se do seu primeiro caso de mentorização? Como comenta esta experiência?

MENTORA: Não tinha expectativas iniciais, a minha preocupação era que esta atividade não fosse incompatível com a minha profissão. Documentei-me sobre o papel do tutor e, não se tratando de uma atividade de consultoria propiamente dita, não constitui qualquer problema.

ECICII: Quais os requisitos que uma empresa deve preencher para ser mentorizada?

MENTORA: O sistema é benéfico para a maioria das empresas, uma vez que vivemos uma época de grandes transformações, que obriga a rápidas tomadas de decisões estratégicas para acompanhar a evolução dos mercados; uma opinião externa não contaminada pelo dia a dia pode ser muito valiosa. O principal requisito é estarem abertas a ouvirem outros pontos de vistas.

ECICII: O seu exemplo de mentorização foi por videoconferencia, correu bem?

MENTORA: Creio que o sistema funcionou bem. A tecnologia permitiu uma comunicação à distância fácil, com o email como apoio. Talvez para um projeto maior fosse mais complicado, mas, neste caso, creio que a comunicação foi muito fluida e cómoda. Além disso, numa das minhas visitas a Espanha pudémos encontrar-nos pessoalmente.
ler mais
ACTIVIDADES REALIZADAS
Estudos setoriais do posicionamento estratégico na internacionalização da Euro região Portugal - Galiza

-
Canal contract
-
Setor agroalimentar
-
Setor de materiais de construção

Paineis de validação dos estudos

16.11.2011.
Painel de Validação do estudo do setor de materiais de construção. Sede da AEP, Leça da Palmeira.
23.11.2011.
Painel de Validação do estudo canal contract. Sede do Igape, Santiago de Compostela.
15.12.2011.
Painel de Validação do estudo do canal contract e materiais de construção. Sede do CEO, Ourense.
13.01.2012.
Painel de Validação do estudo do setor agro-alimentar. Sede da CEP, Vigo.
03.02.2012.
Painel de Validação do estudo do setor agro-alimentar. Sede da CEO, Ourense.
23.02.2012.
Painel de Validação do estudo do setor agro-alimentar. Sede da AEVC, Viana do Castelo.

Observatório de internacionalização

Paralelamente aos estudos, o projeto inclui a implementação do
Observatório de internacionalização, oferecendo uma dimensão dinâmica, que permite a constante atualização do conteúdo dos estudos. O Observatório é um fator complementar também considerado como uma fonte de informação útil pelos especialistas dos painéis de validação.

Sessão de apresentação realizada na AEP

Sessão de Apresentação de Estudos de Posicionamento Estratégico da Eurorregião Norte de Portugal – Galiza dos Setores dos Materiais de Construção, Canal Contract e Agroalimentar para a Internacionalização.

A CEO organizou uma conferência sobre a mudança para novos mercados externos

A sede da Confederação Empresarial de Ourense (CEO) realizou em 20 de março, uma conferência sobre a mudança para novos mercados estrangeiros, organizada no âmbito da iniciativa europeia ECICII.
Destinada a empresários, serão apresentados no evento uma série de estudos de posicionamento estratégico quanto à internacionalização da Euroregião Galiza-Norte de Portugal.
 
 
ACTIVIDADES PREVISTAS
Ação de formação para mentores em internacionalização
Programa de formação para jovens profissionais (brevemente)
Programa de formação para dirigentes de PME´S da eurorregião em comércio externo(brevemente)
MAIO
1 2 3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24 25
 26 27 28 29 30 31
JUNHO
1 2 3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24 25
 26 27 28 29 30
 
 
CONTACTOS
Contactos e outras informações dos sócios deste projecto